Baixo peso, suspensão com braços sobrepostos nas quatro rodas e um motor 1.6 litros capaz de gerar incríveis 160 cavalos de potencia e 15,3 kgfm de torque. Sim, estamos falando do Honda Civic VTI e sua unidade de força conhecida como B16A2. Com o famoso comando variável das válvulas de admissão e escapamento, o VTEC, o Rocket Pocket japonês gira alto e possui um ronco inconfundível.
Este exemplar ainda possui um escapamento direto feito com dutos de 2,5 polegadas e filtro da chinesa Simota modelo Whale Dick, melhorando assim a admissão do ar para dentro do motor e dando aquele folego a mais para o hatch fabricado no Japão em 1993.
A quinta geração do Civic (modelo das fotos) cumpre o 0 a 100 km/h em apenas 8,5 segundos e sua velocidade máxima é de 211 km/h com ajuda do cambio manual de 5 velocidades. Nada mal para um carro da década de 1990. Números que ainda soa como absurdo para os padrões atuais, e que tornou o VTI referência em desempenho para motores aspirados.
Como dito anteriormente, a suspensão com braços sobrepostos resultavam em um excelente comportamento dinâmico ao carro. Ainda conta com freios a disco nas quatro rodas com ABS. Rodas estas de 15 polegadas calçadas com pneus Dunlop.
O interior é clássico, com linhas sóbrias porém modernas para época. O painel possui bom acabamento, com materiais que não costumávamos ver em nossos carros nacionais. Até mesmo o rádio toca fitas foi mantido neste exemplar, dando aquele toque especial. Para dar aquele ar racing que o carro aparenta, e tem, foram colocados bancos tipo concha do também japonês Honda Prelude.
O exemplar das fotos, de um amigo do site, está simplesmente impecável. Impossível não se apaixonar pelo carro, não parar uns instantes para admirá-lo. Seria leviano de nossa parte não aplicar o selo gearbox de aprovação no jdm. Esse, definitivamente, vai para nossa garagem!
BONUS
Gabriel Kavalieris
kavalieris@gearboxbr.com
Instagram: gearboxbr