Qual carro, um adolescente recém habilitado, no auge dos seus 18 anos, deveria comprar? A resposta mais obvia dentro do grupo familiar seria “um celtinha 1.0 completo, 0km, igual ao do seu primo”. O meu caso foi um Corolla 1.8 mecânico ano 2002.

E tão obvio quando a resposta, é saber que seu primo não manja nada sobre carros. Então, vamos esquecer a história do popular da Chevrolet, e refazer a pergunta. Qual carro, um adolescente de 18 anos, deve comprar e transforma-lo em um Project Car ou Track Car?

Bom, acabamos de abrir um leque infinito de possibilidades… uns viáveis, e outros, sonháveis. Logo, um Ford Ka 1.6 Action 2003 me parece uma ótima opção. E é exatamente sobre esse pequenino que iremos falar hoje.

Para começar, explicamos o motivo de ser um ótimo projeto. São – pasmem – 930 kg, um motor de 95 cavalos aspirado e câmbio manual originais. Uma dieta no corpinho do rechonchudo fordinho o levaria para os 900 kg, talvez (?).

Mas, o projeto começou pela estética, e hoje ele tem suspensão preparada, rodas aro 15 tala 7 com espaçadores nas quatro rodas. O motor ganhou um folego extra com filtro esportivo e escape dimensionado. Futuramente, um kit turbo e injeção programável estarão no carrinho de compras.

O interior, ainda original, ganhou um volante OMP e em breve receberá um par de bancos conchas e rollcage. Assim, o carro ganhará o selo de rocket pocket e poderá enfim alçar voos mais longos. Esperamos que o destino seja o autódromo.

AGUARDE CENAS DO PRÓXIMO CAPITULO…

Gabriel Kavalieris
kavalieris@gearboxbr.com
Instagram: gearboxbr