No inicio dos anos 90 a Ford lançava no Brasil a segunda geração do Escort. Dificilmente você ira encontrar alguém que não tivesse o sonho de ter um exemplar na garagem, ainda mais tratando-se da versão XR3, com motor 2.0 8v de origem Volkswagen – sim, estamos falando do conhecidíssimo motor AP. Pois bem… mesmo nos dias atuais o carro atrai entusiastas de diferentes gerações, seja para mantê-lo clássico ou modernizando-o, no melhor estilo rally.

O modelo das fotos trata-se, como já foi dito, de um XR3 2.0 AP 1993, com injeção eletrônica monoponto e consideráveis 115 cavalos, além dos 17,6 kgfm de torque e freios a disco nas quatro rodas. O visual repaginado comparado com a primeira geração ainda agrada.

Com mecânica original, o carro possui modificação no conjunto de suspensão com amortecedores e molas preparadas que ajudam na estabilidade em retas e curvas. Para completar o pacote racing as rodas agora são de 16 polegadas originais Citroen, caracterizadas como OZ Racing e calçadas com pneus Falken 195/50 R16.

A próxima etapa no projeto será um novo sistema de escape personalizado com abafador Barenwald. Vai ou não vai chamar atenção com seu visual único e um ronco gostoso do 2.0 aspirado?

Gabriel Kavalieris
kavalieris@gearboxbr.com
Instagram: gearboxbr