Qualquer modelo Motorsport BMW nos faz dar aquele famoso suspiro ao ouvir seu nome. Não seria diferente com a M5 E60, lançada em 2005 para substituir a geração E39. Com seu poderoso motor 5.0 litros V10 de 400 cavalos, que, ao apertar o famoso botão M (de mágico) se transforma num demoníaco monstro de 507 cavalos de potencia.

A bimmer E60, sem sombra de dúvidas, é um dos modelos mais bonitos já fabricados pela marca bávara. As linhas são sóbrias, o que faz com que o grande sedã passe despercebido por onde passa. Isso, até você ouvir o urro do V10 soar pelo escapamento.

Apesar do ar de carro de vovô, a M5 possui uma frente bem agressiva, para-choques redesenhados com grandes entradas de ar e grades do tipo colmeia. Os paralamas possuem aberturas com badget M5, mostrando que debaixo do capô pulsa um coração forte.

Ainda na dianteira, luzes diurnas com angel eyes e projetores com faróis bi-xênon. A famosa grade duplo-rim é praticamente uma marca registrada logo abaixo do logotipo azul e branco proveniente da bandeira da Baviera. Não, a historia da “hélice de avião” não é verdadeira. Foi inventada pois na época era ilegal utilizar símbolos nacionais na denominação ou grafismo de marcas comerciais.

A traseira não difere muito da versão civilizada do série 5, com pequenos ajustes no para-choque, nas lanternas e na tampa do porta malas. Tampa essa que possui mais um badget M5 e um suave aerofólio dando ao pequenino um ar esportivo. Completa o pacote racing o defletor de teto traseiro, mantendo também a suavidade das linhas do carro.

É na traseira também que as ponteiras duplas do escapamento redimensionado mostra sua cara. Através dela a sinfonia do motor V10 é apresentado ao amantes de boa música. O sistema é feito em aço inoxidável com comando duplo de válvulas VANOS (Variable Nockenwellen Steuerung, em alemão).

As rodas são de 19 polegadas com pneus Yokohama Advan, nas medidas 255/40 na dianteira e 285/35 na traseira. Os freios ABS possuem discos ventilados perfurados nas quatro rodas. O carro ainda conta com controle de frenagem em curvas, controle dinâmico de estabilidade e controle automático de estabilidade e tração. Já a suspensão é independente, com eixo em alumínio, amortecedores com controle eletrônico e molas helicoidais.

A transmissão é manual de 7 marchas com embreagem simples. As trocas podem serem feitas através das aletas atrás do voltante ou pela alavanca de câmbio no console central. Como todo BMW que se preze, a tração é traseira com diferencial autoblocante variável. Um verdadeiro parque de diversões para quem adora gastar pneus andando de lado.

O interior da nave mantem a sobriedade, mas sem deixar de lado o luxo e o requinte. O painel com detalhes em alumínio escovado e couro possui uma central multimídia e ar condicionado digital duas zonas. O volante tem costura dupla e o logotipo Mpower. A manopla de freio de estacionamento é da preparadora Hamann, também em alumínio escovado. Os bancos são do tipo concha e também utiliza couro.

Como dito no inicio da matéria, o V10 desenvolve 507 cavalos, e faz o bólido percorrer o 0 a 100 km/h em apenas 4,7 segundos. A velocidade máxima é de 305 km/h. Com toda essa potência, o consumo médio fica em torno dos 6,7 km/litro… Sempre utilizando a nossa gasolina Podium.

BÔNUS:

Gabriel Kavalieris
kavalieris@gearboxbr.com
Instagram: gearboxbr